sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Guerra da Coréia



A Guerra da Coréia travou-se entre Junho de 1950 e 27 de julho de 1953, protagonisaram essa batalha, Estados Unidos, União Soviética, China e Coréias do Sul e do Norte. Essa guerra aconteceu no sudeste da Ásia opondo Coréia do Sul apoiada pelos Estados Unidos e Reino Unido (Capitalistas), à Coréia do Norte apoiada pela URSS (Socialista).
Em 3 de Julho de 1950 a Coréia do Norte em um ato de pura ousadia invadiu de surpresa a capital da Coréia do Sul, Seul. Em Setembro, as forças da ONU começam uma ambiciosa ofensiva para retomar a costa oeste ocupada pelo exercito norte-coreano. Os setenta mil soldados norte-coreanos foram vencidos pelos cento quarenta mil soldados da ONU. No primeiro dia de Outubro as forças internacionais violam a fornteira do paralelo 38 e avançam para a Coréia do Norte.
A capital norte-coreana, Pyongyang e invadida pelo exército sul-coreano e pelas tropas das
Nações Unidas, se sentindo ameaçada a China enviou tresentos mil homens para ajudar a Coréia do Norte. Durante quase 3 anos, o povo coreano, uma das mais notáveis culturas da Ásia, é envolvido em uma brutal guerra fraticida, violentíssima de ambos os lados.
A bandeira da paz só voltou a tremular quando em 27 de Julho de 1953 com um acordo eassinado em Panmunjom. O acordo mantém a fronteira definida em 1948 e estabelece uma zona desmilitarizada entre as duas Coréias. Esse acorodo ficou conhecido como o Armistício de Panmunjom, Armistício é a ocasião na qual as partes de um conflito armado concordam com o fim definitivo das hostilidades, o conflito, no entanto, continua sem solução definitiva e provoca tensões entre os dois países até hoje.
O único resultado é o cessar-fogo. Na guerra coreana morreram cerca de três milhões de pessoas. O tratado de paz ainda não foi assinado, e a Coréia continua dividida em Norte e Sul.

Fatos da Guerra:

Período: 1950-1953.

Número de mortos: 3,5 milhões.

Principais batalhas: Desembarque em Inchon, defesa do perímetro de Pusan, travessia do Rio Yalu, batalha de Chosin, resistência em Imjim, combate pela Colina de Pork Chop e retomada da cidade de Seul.

Referências:

www.wikipedia.org
www.millitarypower.com.br
www.google.com.br
Enciclopédia Barsa.

Um comentário:

Professor Augusto Rischiteli disse...

AVALIAÇÃO:

1º GOOGLE NÃO É REFERÊNCIA, É UM SITE DE BUSCA.
2º FALTOU RELACIONAR O SITE: http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/guerra-da-coreia/guerra-da-coreia-2.php
PARTE DELE FOI APROPRIADO.

PESQUISA: 8,0
CRIATIVIDADE: 8,0
TEXTO PRODUZIDO: 8,0
BLOG: 10,0
PARTICIPAÇÃO: 10,0

NOTA FINAL: 5,3 cinco pontos e três décimos.

Bom trabalho! Parabéns!